A realidade virtual e aumentada no cinema conseguiu abrir um leque de possibilidades para produtores de todo o mundo. Com ela, universos inteiros que poderiam ser considerados impossíveis de se retratar sem o uso da tecnologia se tornaram mais acessíveis e encantaram os espectadores nas salas de cinema.
Ao longo dos anos, esse recurso foi evoluindo e marcando ainda mais a indústria cinematográfica, atuando em cenários e até na fisionomia dos personagens! A tendência é só evoluir com o tempo, mas é importante entender como tudo começou para se ter uma noção de para onde se está caminhando. Nesse artigo vamos desvendar juntos a trajetória da realidade virtual e aumentada no cinema para tentar traçar um caminho dela com relação ao futuro!
Evolução Histórica do Entretenimento
O cinema em si deu seus primeiros passos lá em 1895 com as experiências dos irmãos Lumière, considerados os pais da indústria cinematográfica. Porém, é inegável o tanto que esse tipo de mídia foi se desenvolvendo e ampliando com o passar do tempo. Já em 1950 a tecnologia 3D deu um upgrade a invenção, utilizando imagens estereoscopias para uma experiência mais imersiva.
E então surgiu a exploração da realidade virtual e aumentada no cinema para aumentar aquilo que o cinema 3D já havia começado a rascunhar. Ao utilizar um dispositivo de realidade aumentada, obtemos a experiência de contemplar imagens em alta resolução que parecem surgir da tela e se dirigir ao espectador. Isso significa que estamos inseridos em um mundo novo, como se fizesse parte da história, e não apenas assistimos ao desenrolar dos eventos.
Apesar dessa tecnologia ainda estar dando seus primeiros passos para ser realmente implementada em salas de cinema, ela promete inovar o jeito de assistir filmes como conhecemos. As possibilidades de interação com os títulos no uso de realidade virtual e aumentada no cinema se mostra muito maior do que a fornecida por uma tela 2D comum.
Desafios e Considerações Éticas
Porém, mesmo sendo relativamente uma novidade no que diz respeito às salas de cinema, a realidade virtual ou aumentada já está no mercado do entretenimento em outros setores já tem um tempinho. Jogos já se beneficiam desse recurso e podem oferecer um gostinho de como será assistir filmes inteiros e interativos com o uso da realidade virtual e aumentada no cinema.
A realidade aumentada também vem conquistando resultados positivos na área da educação e expandindo assim sua popularidade. Mas, embora demonstre todo esse potencial, a realidade virtual nos cinemas pode representar um sério desafio aos cineastas.
As formas mais antigas usadas para gravar longas se tornariam antiquadas, já que enquadramento de cenas e afins são totalmente dispensáveis num cenário onde o espectador pode curtir a cena em um ângulo de 360°. Os diretores terão de se desdobrar para conseguir técnicas novas para guiar a atenção do público e, ao mesmo tempo, não acabem cortando a possibilidade dele de explorar o ambiente.
A forma de se conduzir uma narrativa com o uso de realidade aumentada nos cinemas também pode sofrer alterações drásticas. Com a possibilidade do espectador interagir com cenários e escolher o próprio ângulo pelo qual verá determinada cena, toda a condução da história pode ser afetada, gerando até possíveis finais diferentes e interpretações das mais variadas. Será um desafio e tanto para a classe dos cineastas trabalhar com essa tecnologia, mas com certeza o resultado final compensará o esforço.
O Futuro do Entretenimento
Outra ferramenta tecnológica que vem sido implementada aos poucos na indústria do entretenimento é o uso de inteligência artificial para preencher alguns detalhes. Essas IAs podem dar aquela mãozinha esperta aos produtores na hora de resolver esses problemas que dificultariam a produção de um filme focado na utilização de realidade virtual e aumentada no cinema.
Essa junção pode acabar chamando a atenção também de empresas de jogos que já trabalham com isso há alguns anos. Esse ramo pode se interessar na possibilidade de tornar a experiência de assistir a filmes mais interativa e também colaborar para a tecnologia chegar em todo o seu potencial às salas de cinema do mundo todo.
É inegável que a utilização de realidade aumentada no cinema é o futuro desse ramo do entretenimento. Muitas possibilidades incríveis serão implementadas com a chegada do VR nas salas de todo o mundo, como a de criar seu próprio avatar para interagir com conhecidos enquanto assistem aos filmes como se estivessem no mundo real, marcando como será o uso da realidade virtual e aumentada no cinema.
Conclusão
Não é de hoje que as tecnologias estão revolucionando o cinema, mas podemos esperar melhorias ainda maiores nos anos que se seguem. Interagir com o filme a que se está assistindo parece uma situação incrível e muitos estão ansiosos para poder vivenciar essa experiência em um futuro próximo. Mas e você? Também está ansioso para isso? Divida sua opinião com a gente nos comentários! Aproveite para conferir nosso artigo sobre edição de vídeo com IA e também ao vídeo abaixo que separamos especialmente para você!