9 Jogos que Usam IA de Forma Inovadora

Descubra os games que mais impressionam o público com suas IAs!

Seja vista como vilã ou como heroína, a Inteligência Artificial é o assunto do momento na indústria do entretenimento. Quando usada de forma consciente, a IA se torna um recurso muito útil e prático em diversas áreas, principalmente no que se refere a jogos e execução de suas gameplays, entregando combates menos previsíveis e mais divertidos, assim como desafios mais elaborados de acordo com o perfil do jogador.

Tendo em vista tudo isso, separamos para você nesse artigo os nove jogos que usam IA de forma inovadora e que valem a pena dar uma conferida! Se você é um gamer de carteirinha, com certeza já deve ter ouvido falar de alguns dos títulos que iremos mencionar aqui!

Como Funciona a IA nos Games

Antes de mais nada é importante saber como funciona esse recurso em games para depois, classificarmos quais jogos que usam IA de forma inovadora fazem mesmo um excelente trabalho. As IAs que costumam ser mais utilizadas na programação de jogos são três: IA reativa, IA baseada em conhecimento e IA baseada em aprendizado.

A IA reativa é a mais simples entre as três. Tudo o que ela faz é reagir aos estímulos do ambiente exatamente como seu nome sugere. A IA baseada em conhecimento é um pouco mais complexa, já que armazena uma série de dados coletados durante o jogo que irão ser usados na hora de definir as decisões que precisarão ser tomadas por ela durante a jogatina. E a IA baseada em aprendizado é a mais sofisticada entre as três, sem precisar de dados pré-definidos para aprender o funcionamento de algo com base nas suas próprias ações e resultados, se adaptando ao ambiente e ao jogador.

A inteligência artificial é usada em jogos para controlar mobs inimigos, atitudes de NPCs, sejam eles aliados ou não, e gerar histórias interessantes a partir das decisões tomadas pelo jogador e interpretadas por ele. Com isso em mente, vamos descobrir agora quais foram os títulos que souberam aproveitar muito bem esse recurso e entraram para a lista dos nove jogos que usam IA de forma inovadora. Será que seu jogo favorito está entre eles?

The Last of Us (2013)

O jogo The Last of Us
O jogo The Last of Us

The Last of Us merece estar entre os jogos que usam IA de forma inovadora não exatamente pelo uso desse recurso nos mobs, mas sim pela forma como ele foi implementado em Ellie, a NPC que é a chave para a cura da humanidade. O jeito como a IA foi programada traz mais personalidade à garota e é quase impossível para o jogador não se apegar a ela no decorrer da história.

História essa que narra um mundo pós-apocalíptico onde um vírus transformou todos em zumbis. O protagonista, Joel, perdeu sua filha logo no início desse pandemónio e depois recebe a missão de levar Ellie, uma garota de 14 anos, para fora da zona de quarentena. Ellie é a esperança da humanidade porque ela é a única pessoa até então que demonstra ser imune ao que transforma humanos em mortos vivos.

Red Dead Redemption 2 (2018)

O jogo Red Dead Redemption 2
O jogo Red Dead Redemption 2

O que faz Red Dead Redemption 2 garantir seu lugar como um dos jogos que usam IA de forma inovadora também não tem relação com os mobs de combate e sim com os NPCs. A empresa conseguiu fazer com que escolhas consideradas “bobas” por alguns, como a roupa que seu personagem irá vestir, provoquem reações nesses NPCs que comentarão e até farão piadinhas sarcásticas, trazendo vida a esses personagens e uma imersão maior para o jogador.

Red Dead Redemption 2 se passa em 1899 nos Estados Unidos, no início do fim da era do Velho Oeste. Aqui Xerifes estão caçando o que resta das gangues fora da lei e quem não se rende pode acabar morto. O protagonista acaba falhando em um roubo junto a sua gangue e, para não terem um fim trágico, ele precisa fugir.

FIFA 22 (2021)

O jogo FIFA 22
O jogo FIFA 22

A série FIFA é uma das mais clássicas da EA Sports. Não há exatamente uma história a ser contada pelo jogo que foca em futebol, trazendo para console jogadores famosos de todo o mundo. O ponto é que a edição 22 da franquia trouxe uma novidade muito bem vista aos jogadores: o uso de IA para dar mais personalidade aos jogadores, tornando os seus movimentos individuais mais realistas e, por isso, o título merece estar entre os jogos que usam IA de forma inovadora.

Alien: Isolation (2014)

O Jogo Alien: Isolation
O Jogo Alien: Isolation

Alien: Isolation é um jogo baseado nos filmes de terror e ficção científica “Alien” lançado em 1979 e, em sua cronologia, se passa quinze anos após os eventos do título original. Aqui, a filha da protagonista do filme investiga o desaparecimento de sua mãe.

A IA é implementada de um jeito incrível no Xenomorfo vilão do jogo, o que o torna um adversário quase impossível de se derrotar. A IA que aprende com o jogador e a dor que sente consegue se ajustar a abordagem do player para que um mesmo ataque não seja repetido com a mesma eficácia, fora que ele também possui sentidos apurados que podem detectar facilmente o jogador. Graças a esse que é um dos jogos que usam IA de forma inovadora, o jogador pode experimentar uma tensão verdadeira enquanto tenta zerar seu conteúdo.

XCOM: Enemy Unknown (2012)

O jogo XCOM: Enemy Unknown
O jogo XCOM: Enemy Unknown

XCOM: Enemy Unknown é uma revisita ao título que deu origem a franquia lançado originalmente na década de 1990. Aqui alienígenas dotados de grande inteligência e tecnologia invadem a Terra e começam a abduzir pessoas.

O diferencial que faz dele um dos jogos que usam IA de forma inovadora são os inimigos que podem aprender com as habilidades que estão combatendo e se adaptar a elas. Ela avalia o que o jogador tem a oferecer durante a batalha e altera o comportamento dos NPCs para se adequar ao tipo de ataque ou defesa que está sendo feito, tornando tudo muito mais dinâmico e imprevisível.

Far Cry 2 (2008)

O jogo Far Cry 2
O jogo Far Cry 2

O motivo de Far Cry 2 estar entre os jogos que usam IA de forma inovadora é a dificuldade que a mecânica acaba implementando ao jogo. Devido à forma aleatória como a programação dos inimigos pode agir, alguns players chegaram a chamar o game de “sádico”. Simplesmente não há NPCs amigáveis e cada batalha irá ser muito difícil até mesmo para jogadores veteranos da franquia.

A história trazida pelo game transforma o jogador num mercenário preso em um local da África que está em guerra. O protagonista também está gravemente doente e precisa negociar com militares corruptos para conseguir se estabilizar e permanecer vivo.

Halo: Reach (2012)

O jogo Halo: Reach
O jogo Halo: Reach

 Halo: Reach se destaca entre os jogos que usam IA de forma inovadora devido ao comportamento dos seus inimigos. A IA que os controla raramente se comporta do mesmo jeito, então mesmo que o jogador termine o jogo e inicie uma nova campanha diversas vezes a experiência nunca será a mesma.

Na lore você controla o personagem Noble Six, o membro de um esquadrão conhecido como Equipe Noble que tem a missão de defender Reach, que é o planeta que serve como última linha de defesa da Terra contra a Aliança Invasora. Os Elites, inimigos do jogo, são considerados por muitos os mobs mais cruéis e inteligentes que existem no mundo dos games.

BioShock Infinite (2013)

O jogo BioShock Infinite
O jogo BioShock Infinite

A trama de BioShock Infinite se desenrola em um local fictício chamado Columbia que permanece no alto, flutuando no céu. O jogo FPS tem toda uma pegada Steampunk e o motivo de Columbia ficar à parte do resto da sociedade é justamente porque essa metrópole quer ter as suas próprias leis e regras à parte de qualquer outra sociedade.

Assim como em The Last of Us, é a companheira NPC do protagonista que brilha quando o assunto é implementação de IA na gameplay. Elizabeth está sempre ao seu lado e é capaz de interagir por conta própria com objetos, locais dos cenários e também responde às necessidades do protagonista, fornecendo suprimentos, armas e o que mais o jogador precisar para se estabilizar. Elizabeth é carismática e é ela quem faz com que o título esteja entre os jogos que usam IA de forma inovadora.

No Man’s Sky (2016)

O jogo No Man’s Sky
O jogo No Man’s Sky

Em No Man’s Sky o player acorda em um planeta desconhecido e tóxico, tendo de sobreviver ao ambiente e concertar sua nave para escapar dali. A partir dessa experiência ele está livre para viajar pelo espaço e explorar um mundo que, graças à IA do jogo, é praticamente infinito.

No Man’s Sky é um dos jogos que usam IA de forma inovadora nesse aspecto: a construção de cenários e ambientes únicos. O jogador tem a oportunidade de viajar através de galáxias, estrelas, planetas e até descobrir novas formas de vida.

Conclusão

Com o tempo é claro que novas experiências vão sendo formadas e os programadores enfrentarão desafios cada vez maiores para trazer novidades na implementação de IA em suas gameplays. Afinal de contas, como impressionar um jogador depois dele ter passado por tantas obras geniais como as citadas nessa lista?

Mas e você? O que acha desse desafio? Divida sua opinião sobre isso e sobre a lista com a gente nos comentários! Aproveite e confira também nosso artigo sobre realidade virtual nos cinemas!

Nick Narukame
Formado em Letras pela Universidade Federal Fluminense, há mais de uma década me dedico à produção de conteúdo sobre a cultura geek. Minha paixão por cinema, jogos, aplicativos e chocolate tem sido o combustível para minha escrita, que encontra espaço em veículos como o Curioso Geek, entre outros.

Deixe um comentário