10 Fatos Sobre o Homem De Ferro Que Você Não Sabia

Será que você conhece todas essas curiosidades sobre Tony Stark?

Ao longo de toda a construção do Universo Cinematográfico da Marvel nos cinemas, o Homem de Ferro foi conquistando o grande público com sua personalidade e carisma. Tony Stark também teve um papel fundamental na formação dos Vingadores e foi essencial para o desfecho da saga do infinito, que encontrou seu fim em 2019 com Vingadores: Ultimato.

Porém, existem fatos sobre o Homem de Ferro que apenas quem é fã de longa data do personagem nos quadrinhos sabem e até nem mesmo eles possuem tal conhecimento. Tendo por objetivo trazer ao grande público diversas curiosidades sobre o personagem, montamos esse artigo que podemos garantir que irá surpreender você! Vamos conferir juntos?

Os pais biológicos de Tony Stark

Tony Stark é adotado
Tony Stark é adotado

Um dos fatos sobre o Homem de Ferro mais curiosos não é exatamente sobre ele, mas sim sobre seus pais. Ele é fruto do relacionamento entre Amanda e Jude, dois integrantes da S.H.I.E.L.D. Pois é, ao contrário do que muitos pensam, nos quadrinhos o personagem não é filho biológico dos Stark.

Jude também não era o maior exemplo do mundo a ser seguido, atuando como agente duplo para a Hidra. Ele não tinha muita empatia por seus colegas de trabalho e quase foi o responsável direto pela morte de Amanda, mas acabou se apaixonando por ela e, em pouco tempo, ela engravidou, dando à luz mais tarde ao bebê que seria conhecido como o Homem de Ferro depois de adulto.

Primeira aparição nos quadrinhos

Primeira aparição de Homem de Ferro nos quadrinhos
Primeira vez do Homem de Ferro nos quadrinhos.

Outra curiosidade presente nos fatos sobre o Homem de Ferro tem a ver com sua origem nos quadrinhos. O personagem foi criado por Stan Lee, com participação de outras lendas da produção de quadrinhos como Don Heck, Larry Lieber e Jack Kirby. De forma geral, a história contada em sua estreia não é muito diferente da exibida pelo primeiro filme estrelado por Robert Downey Jr, com algumas sutis diferenças.

Na HQ lançada em 1963, Tony Stark está supervisionando um teste militar da tecnologia da sua empresa quando se vê numa armadilha que afeta gravemente o seu coração. Após isso ele é capturado por um bombista que o obriga a fazer um recurso militar forte em troca de ajuda para manter o seu coração funcionando.

Toda essa trama tem como pano de fundo o Vietnã e os coadjuvantes são orientais no quadrinho, o que não se manteve no filme. Para deixar a trama um pouco mais atual, o confronto entre os Estados Unidos e Vietnã foi trocado pelo do Afeganistão, mas os pontos principais da história ainda estão lá.

Sua primeira história não foi escrita por Stan Lee

Larry Lieber, irmão de Stan Lee é o responsável pela primeira história do personagem
Larry Lieber, irmão de Stan Lee é o responsável pela primeira história do personagem

Stan Lee foi sim um dos principais nomes por trás da criação de Tony Stark e sempre é creditado quando o assunto é o nascimento do Homem de Ferro como super-herói. O ponto que quase ninguém sabe e acaba se tornando um dos principais fatos sobre o Homem de Ferro é que a primeira aventura de Stark não foi criada por Lee.

Isso porque, à época, o génio dos quadrinhos estava tão ocupado por conta de outros trabalhos que teve de delegar a criação da primeira aventura do herói ao seu irmão Larry Lieber. Ele, em conjunto com Don Heck e Jack Kirby, fizeram a história que foi lançada em 1963. Porém, o personagem em si, foi sim criado por Stan Lee que participou de todo o processo que deu origem ao Homem de Ferro, foi apenas sua história de estreia que acabou tendo que ir para outras mãos.

A mãe biológica foi responsável pela Perda do seu pai

A mãe biológica de Stark matou seu pai a tesouradas
A mãe biológica de Stark matou seu pai a tesouradas

Como já citado anteriormente, Tony Stark é filho biológico de dois agentes da S.H.I.E.L.D, sendo um deles um infiltrado da Hidra na organização. Quando Amanda, a mãe de Tony, conta a Jude, seu pai, que está grávida eles já estão num relacionamento havia algum tempo e Jude decide revelar a ela que, na realidade, era um infiltrado.

Amanda não perdoa essa mentira e acaba extinguindo Jude às tesouradas. Ela acaba muito traumatizada pelo incidente e não consegue criar Tony, que acaba sendo enviado para um orfanato na Bulgária. Lá ele é reconhecido por Howard Stark e se torna um membro efetivo da família. Quase ninguém se lembra desse detalhe, o que acaba fazendo dele um dos fatos sobre o Homem de Ferro mais desconhecido por fãs casuais.

Tony Stark Descobre quem é seu irmão

Arno Stark, irmão de Tony.
Arno Stark, irmão de Tony.

Seguindo a linha de fatos sobre o Homem de Ferro que quase ninguém sabe, temos aqui uma curiosidade para lá de interessante: Tony Stark tem um irmão. Quando foi adotado, seus pais adotivos Howard e Maria já tinham um filho que havia sofrido com muitos problemas durante a gestação, o que levou Howard a buscar ajuda alienígena para tentar assegurar sua vida.

Seu nome é Arno Stark e mesmo com a tal “ajuda” proveniente do espaço, sua saúde nasceu bastante debilitada e, com medo de alguma retaliação do alienígena em questão, seu pai acabou o escondendo em uma fundação filantropa que levava o nome de sua mãe. Apenas anos mais tarde Arno acabou conhecendo Tony e ambos iniciaram o trabalho próximos em projetos.

Ele é dono da Área 51

Imagem da Área 51
Imagem da Área 51

A Área 51 é um local repleto de mistérios que é citado por diversas obras da cultura pop. É uma instalação militar secreta da base aérea dos Estados Unidos e muitos casos de estudos Extra Terrestres e outras coisas mais são relatados relacionados a ela.

Um dos fatos sobre o Homem de Ferro que tem ligação com essa instalação é que, durante a edição #19 de Vingadores, é revelado que Tony Stark é seu verdadeiro dono. Na obra, ele assume ter comprado o local em um leilão após ter sido abandonado pelos militares.

Homem de Ferro já reiniciou seu cérebro uma vez

Precisaram resetar o cérebro de Stark uma vez
Precisaram resetar o cérebro de Stark uma vez

Embora muitos fãs do MCU não saibam, os acontecimentos de Guerra Civil foram muito mais intensos nos quadrinhos. Nessa saga Tony Stark foi apresentado como um vilão e esse é mais um dos fatos sobre o Homem de Ferro que pouca gente sabe. Suas ações durante esse arco fizeram com que tanto os fãs quanto seus aliados nas histórias acabassem gerando uma antipatia forte contra o personagem.

Para resolver isso, os criadores desenvolveram toda uma situação onde a personagem Pepper envia uma mensagem holográfica revelando que conseguiu um meio de reiniciar a mente de Tony. Ele submete-se ao processo, mas acaba sofrendo danos no cérebro por conta disso. Eventualmente ele se recupera e também recupera o respeito dos seus colegas e o carinho dos fãs da Marvel.

A religião de Tony Stark

Tony Stark não acredita em divindades
Tony Stark não acredita em divindades

Apesar de não ser novidade para ninguém que acompanha os quadrinhos e até mesmo para os fãs mais atentos dos filmes, esse pode ser considerado um dos fatos sobre o Homem de Ferro mais polémicos. Ele, na verdade, não possui crença em nenhuma divindade e é abertamente ateu.

Essa revelação é feita em diversos quadrinhos do herói e ele não tenta esconder sua falta de crença sempre que tem a oportunidade de manifestá-la. A ciência e a tecnologia são suas principais divindades, tendo dado a ele a oportunidade de salvar a própria vida e criar uma armadura que mantivesse o seu coração funcionando.

O significado de JARVIS

Jarvis é totalmente diferente nos quadrinhos
Jarvis é totalmente diferente nos quadrinhos

Um dos fatos sobre o Homem de Ferro que mais impressiona os fãs dos filmes é que, nos quadrinhos, JARVIS não é o mesmo apresentado nos live actions. No MCU, JARVIS é apresentado como uma inteligência artificial que auxilia Stark enquanto ele está usando a sua armadura de ferro.

Já nos quadrinhos, ele é conhecido como Edwin Jarvis, um mordomo da família Stark que os serve por anos e é bastante leal, atuando como personagem coadjuvante. JARVIS, no caso da IA da armadura dos filmes, é a abreviação da frase em inglês para “Apenas um Sistema Bastante Inteligênte”.

Ele odeia J. R. R. Tolkien

Stark afirmou não gostar do autor de O Senhor dos Anéis
Stark afirmou não gostar do autor de O Senhor dos Anéis

E por essa quase ninguém esperava. Outro entre os fatos sobre o Homem de Ferro que são mais intrigantes é a revelação feita na edição #4 de Homem de Ferro vol. 5 lançada em 2012. Na revista, o personagem afirma odiar Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis e seus derivados, que possui grande nome no mercado literário e dono de um sucesso indiscutível.

Um adendo interessante é que essa revista em quadrinhos foi lançada dois dias antes da estreia do filme O Hobbit: Uma Jornada Inesperada chegar às telonas do cinema. Essa foi uma forma um tanto quanto inusitada de homenagear o título antes de sua grande estreia, mas um dos mais curiosos fatos sobre o Homem de Ferro a receber a atenção do público.

De modo geral, Tony Stark é um personagem profundo e cheio de nuances que conquistam o público, tanto nos quadrinhos quanto nos filmes. Mas e você? Qual das curiosidades sobre o Homem de Ferro apresentadas aqui você não conhecia e quais já conhecia? Divida com a gente nos comentários! Aproveite e confira também nosso artigo sobre realidade aumentada no cinema!

Nick Narukame
Formado em Letras pela Universidade Federal Fluminense, há mais de uma década me dedico à produção de conteúdo sobre a cultura geek. Minha paixão por cinema, jogos, aplicativos e chocolate tem sido o combustível para minha escrita, que encontra espaço em veículos como o Curioso Geek, entre outros.

Deixe um comentário