Saber se um celular é roubado pode ser muito importante na hora da aquisição de um novo aparelho telefônico. Como nem toda transação comercial é realizada em lojas que forneçam uma nota fiscal, é importante estar atento a alguns detalhes antes de finalizar uma compra com um desconhecido ou em sites que talvez não passem tanta confiança assim.
Se você está em uma situação dessas e deseja descobrir se o aparelho que se interessou é roubado ou não está no lugar certo! No artigo de hoje reunimos sete dicas que irão fazer você saber se um celular é roubado e evitar que acabe em uma encrenca futura caso o verdadeiro dono consiga rastrear o celular e exija seu aparelho de volta! Segue com a gente para ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre o tema!
Verificar o IMEI
Consultar o número do IMEI é uma das formas mais eficazes de saber se um celular é roubado. Isso porque essa numeração funciona como uma espécie de “número de série de identificação” do aparelho e cada celular possui o seu individual. Caso um aparelho telefônico seja roubado, o dono original pode solicitar o seu bloqueio através do uso desse número e, assim, fica bem mais fácil descobrir se ele não está legalizado.
Uma vez com o IMEI bloqueado, o telefone não consegue mais acessar a rede móvel e isso o impede de fazer ligações, recebe-las e até acessar a internet. Consultar esse número de série é uma tarefa bem simples: basta olhar na caixa do aparelho, ou, caso não a tenha, digitar *#06# e a sequencia numérica será exibida no visor do celular. Tendo acesso ao número, acesso o site da Anatel e o consulte que lá será informado se o IMEI está realmente bloqueado ou não.
Contas salvas no telefone
Um outro forte indício que te ajudará a saber se um celular é roubado é verificando se há contas vinculadas a ele. Um telefone novo que tenha acabado de sair da loja não terá nenhum tipo de vínculo com contas de terceiros pois estará pronto para seu uso exclusivo então não exibirá outras contas antes que você possa logar com a sua nos apps.
Verificar esse fator não é complicado. Em dispositivos Android, por exemplo, tudo o que será preciso é acessar a aba de configurações, encontrar o gerenciador de contas e observar se há algum aplicativo já usando alguma conta. Se houver notificações referentes a apps com ligação a contas que você desconhece também pode ser um grande sinal de que esse aparelho não é novo e já pertenceu a outra pessoa.
Confira os acessórios do aparelho
Se o seu aparelho deveria ser novo e saído de uma loja, o estado em que se encontram os acessórios vindos com ele também podem alertar e servir de forma para saber se um celular é roubado. Isso porque um telefone novo apresentará acessórios novos, caso eles estejam com qualquer tipo de avaria provavelmente já deverá ter sido utilizado por outra pessoa.
A compatibilidade entre a marca do aparelho comprado e dos acessórios fornecidos também deverá ser observada. Se o celular comprado for de uma determinada marca e os acessórios forem de outra ou sequer tiverem algum indicativo de a que marca pertencem é um importante sinal de que há algo de errado aí.
Analise a bateria do aparelho
Aparelhos novos também não deverão apresentar avarias na bateria. É comum que telefones usados por muito tempo acabem com a bateria “viciada”, descarregando rápido ou demorando para serem recarregados. Se o aparelho recém comprado estiver apresentado esse tipo de avaria, pode ser um sinal de que outra pessoa andou utilizando-o por bastante tempo.
Observar os sinais dados pela bateria do celular podem ajudar bastante a saber se um celular é roubado devido a esse tipo de situação. Aparelhos usados que tenham sido utilizados com o carregador correto também não deverão apresentar esse tipo de avaria então é sempre bom pedir a nota fiscal na hora da compra se for um aparelho de segunda mão para verificar se o tempo de uso é realmente de acordo com o tempo de vida útil da bateria utilizada.
Exija a nota fiscal
E, por falar em nota fiscal, ela é a rainha entre as provas que ajudam a saber se um celular é roubado ou não. Exigi-la no ato da compra é um direito seu como consumidor e também pode salvá-lo de estar comprando uma coisa ilegal e contribuindo para o comércio comandado por criminosos.
Toda loja regulamentada oferece a impressão de notas fiscais ou meios digitais para que se tenha acesso a ela. Caso seja um aparelho de segunda mão, o vendedor deverá apresentar a nota fiscal que comprove que ele comprou o aparelho em uma loja regulamentada ou a compra poderá não ter a legalidade que precisa. Preste atenção aos sinais!
Contas bloqueadas
Como contas essenciais para o funcionamento do aparelho como a conta do Google, do iCloud e da Samsung bloqueiam caso hajam muitas tentativas erradas de serem acessadas, é um extremo sinal de alerta que elas estejam bloqueadas no aparelho. Nesse caso, sempre desconfie caso o anúncio de venda do celular informe que alguma dessas contas esteja bloqueada.
Isso porque a forma de desbloquear essas contas é bem fácil caso você seja o usuário original do aparelho. Porém, se o celular não for da pessoa, realmente ficará difícil de ser recuperado e a conta permanecerá bloqueada. Dessa forma, essa acaba sendo uma forma de saber se um celular é roubado.
Preços baixos demais
Essa pode até parecer boba demais, mas sempre é bom relembrar: se uma oferta é baixa demais ou muito boa para os padrões do mercado, desconfie! Celulares não costumam ser baratos e se alguém está se desfazendo de um aparelho por uma quantia muito inferior a que se costuma ver por aí alguma coisa pode estar muito errada.
Analisar o preço e a reputação do vendedor podem ser duas formas muito boas de saber se um celular é roubado. Pesquise em lojas confiáveis o valor de mercado e compare preços para ter certeza de que as coisas estão certas. Um telefone vendido por meios ilegais provavelmente não custou nada ao seu vendedor e por isso não fará muita diferença para ele vende-lo por um valor baixo e isso é um grande sinal de alerta.
Com todos esses aspectos em mente, acreditamos que você já deverá ser capaz de saber se um celular é roubado e evitar cair em um golpe na internet. Divida com a gente nos comentários se esse artigo foi útil para você e também não deixe de conferir nosso guia de como recuperar a senha do Instagram caso a tenha perdido!
Perguntas que podem te interessar
Quais são os riscos de comprar um celular que pode ser roubado?
Além de ser um risco legal já que receptação de roubo é crime, o celular pode ser bloqueado e inutilizado.
O que devo fazer se comprei um celular e depois descobri que ele é roubado?
Você deverá fazer um boletim de ocorrência e bloquear o celular para proteger seus próprios dados.