Quem cresceu no fim das décadas de 1990 e 2000 sabe muito bem como é passar a manhã assistindo desenhos animados antigos na TV aberta. Almoçar assistindo a programas como Bom Dia & cia e TV Globinho eram parte fundamental da infância de muitos jovens adultos hoje em dia e, ao pensar nessa época, é inevitável sentir aquela pontinha de saudade.
Em busca de resgatar essa nostalgia toda, reunimos esse artigo com os nove desenhos animados das antigas que mais marcaram a infância das pessoas. Será que seu desenho favorito está entre eles? Siga com a gente pela lista e descubra! Será uma verdadeira viagem no tempo!
Pica-Pau
Criado por Walter Lantz em 1940, Pica-Pau é um dos desenhos animados antigos mais icônicos entre todos. A história gira em torno das travessuras do personagem principal que leva o mesmo nome da animação, uma ave travessa e bastante sem noção que vive se metendo nas maiores confusões possíveis.
O desenho foi exibido por diversas emissoras ao longo das décadas ficando famoso no Brasil por animar as manhãs na TV aberta. Dificilmente se encontrará uma pessoa nos dias de hoje que tenha sido criança nos anos 1990 e 2000 que não conheça o personagem com a risada mais famosa dos desenhos animados!
Tom e Jerry
Apesar de possuir diversas versões mais recentes, são as animações clássicas lançadas originalmente em 1940 que marcam Tom e Jerry como um dos melhores desenhos animados antigos de todos os tempos. Na trama acompanhamos o gato Tom que deseja capturar o rato Jerry e se mete em muitas trapalhadas pelo caminho.
Essa obra foi criada por William Hanna e Joseph Barbera, dois nomes gigantescos desse tipo de produção da época. A trilha sonora de Tom e Jerry é uma das coisas mais marcantes do título, sendo composta quase totalmente por músicas clássicas que prenderam os espectadores da TV aberta aqui no Brasil por muitos e muitos anos.
Looney Tunes
Apesar de não seguir uma história linear ou um núcleo apenas de personagem, Looney Tunes está entre os melhores desenhos animados antigos sem sombra de dúvidas. Os episódios são quase todos sátiras de debates socioculturais ou paródias de filmes da época. A trilha sonora, assim como a de Tom e Jerry, é quase toda formada por música clássica, o que traz todo um brilho para a produção da Warner Bros lançada em 1930.
Os personagens que compõe o grupo dos Looney Tunes são vários, mas os mais famosos com certeza são o coelho Pernalonga e o pato irritadiço Patolino. As brigas desses dois eram extremamente marcantes e prendiam crianças de todas as idades à tela da TV quando passavam pela programação aberta.
Garfield e seus amigos
Garfield e seus amigos é um dos desenhos animados antigos mais engraçados existentes. Ele foi criado em 1988 baseado nas tirinhas em quadrinhos produzidas por Jim Davis. O personagem central é um gato laranja preguiçoso, sarcástico e que adora lasanha chamado Garfield.
É interessante ressaltar que a animação não foca apenas no gatinho e sua mania de zombar do seu dono e do cachorro da casa. Há também vários personagens secundários que ganham destaque em alguns seguimentos da obra. Garfield passou pela TV aberta e conquistou fãs no mundo inteiro enquanto esteve em exibição, inclusive no Brasil.
X-Men: Evolution
X-Men: Evolution foi um dos desenhos animados antigos de maior popularidade, criado por Marty Isenberg, Robert N. Skir e David Wise, tendo como base os quadrinhos da Marvel obras de Jack Kirby e Stan Lee. Ele foi lançado no ano de 2000 e tinha a premissa de entregar os personagens dos X-Men mais jovens, em idade escolar e com um background um pouco diferente do original.
A história seguia os mutantes Vampira, Ciclope, Jean Grey, Noturno, Lince Negra e muitos outros enquanto estão no Instituto Xavier para Jovens Super Dotados que é, na verdade, uma casa que abriga pessoas com poderes especiais devido à mutação genética.
Eles vivem em segredo, escondendo seus poderes dos humanos “normais” e tentam se misturar, frequentando a escola e seguindo as suas vidas. Porém, muita coisa acontece e ação é o que não falta nos episódios do desenho, que também alcançou popularidade após ser exibido na TV aberta.
Super Choque
Se você era fã de X-Men Evolution é muito provável que também fosse de Super Choque. Os dois desenhos animados antigos passavam em horários próximos na emissora de TV aberta SBT e garantiam a diversão da molecada na década de 2000. O título foi produzido pela Warner Bros, adaptando quadrinhos já existentes do herói Virgil Hawkins.
Aqui conhecemos um rapaz colegial normal que acaba tendo sua vida virada do avesso após ser exposto a um gás tóxico durante uma briga de gangues. Isso faz com que ele desenvolva poderes eletromagnéticos e, junto ao seu melhor amigo Richie, comece a proteger a cidade onde mora sob a identidade de Super Choque.
Scooby-Doo, cadê você?
Lançado em 1969, Scooby-Doo é um dos desenhos animados antigos produzidos pela Hanna-Barbera mais conhecidos até os dias atuais. Assim como Pica-Pau e Tom e Jerry, as aventuras do cachorro detetive já teve diversas versões, umas mais atuais, umas mais antigas, mas todas igualmente divertidas.
Aqui seguimos um grupo de adolescentes composto por Daphne Blake, Fred Jones, Velma Dinkley e Salsicha Rogers que, junto ao cachorro Scooby-Doo, viajam num furgão resolvendo mistérios por aí. A maioria dos casos paranormais em que se envolvem possuem sempre seres humanos mal-intencionados por trás e eles chegam ao resultado das investigações com muita ação e suspense, sem perder o dedo na hora de adicionar comédia. O desenho ganhou popularidade passando na TV aberta, em diversas emissoras e segue sendo um sucesso de audiência.
As Aventuras de Jackie Chan
Criado por John Rogers, Duane Capizzi e Jeff Kline, as Aventuras de Jackie Chan foi um dos desenhos animados antigos mais aclamados a passar na TV Globinho, programa infantil da Rede Globo. Na TV aberta o desenho gerava muita audiência para as histórias vividas por Jackie Chan, personagem baseado no ator famoso por seus filmes de comédia e ação em Holywood.
Seu primeiro episódio foi ao ar no ano de 2000 e fantasiava bastante o protagonista que é apresentado como um arqueólogo amador expert em artes marciais. A organização secreta a qual pertence se chama Seção 13 e ele carrega a missão de recuperar 12 talismãs mágicos e lutar contra a sociedade maléfica da Mão Negra. E, é claro, ele também precisa tomar conta da sua sobrinha Jade e do seu tio que é dono de uma loja de antiguidades.
Bob Esponja
Mas é Bob Esponja quem leva a coroa entre os melhores desenhos animados antigos de todos os tempos. Ele foi criado em 1999 e não para de roubar o coração de fãs de todo o mundo mesmo nos dias de hoje. Foi idealizado por Stephen Hillenburg, um animador que também era biólogo marinho e levou muito do seu conhecimento para o desenho lançado pela Nickelodeon.
Aqui no Brasil o sucesso veio mesmo quando a Rede Globo começou a transmitir os episódios na TV Globinho. A trama da animação segue a vida de Bob, uma esponja do mar recém-chegada a vida adulta que precisa se virar para trabalhar e cuidar das suas coisas junto a seu amigo Patrick, uma estrela do mar muito divertida e também seu caracol de estimação chamado Gary.
A série possui muitos outros personagens cativantes também, como o vizinho ranzinza de Bob, Lula Molusco e seu patrão ganancioso Sr. Sirigueijo.
Conclusão
É claro que os desenhos animados cartoons mais marcantes podem variar de acordo com a pessoa, particularmente muitos poderão ter Pica-Pau como a obra preferida devido ao tempo que passaram vendo, ou Super Choque por conta de toda a crítica social que carrega.
Mas e você? Qual entre os desenhos animados antigos mais te traz nostalgia? Participe dos comentários abaixo! Veja também nosso artigo sobre os dez fatos que provavelmente você não sabia sobre o Homem de Ferro e o vídeo relacionado que selecionados para si!