Você já se perguntou como limpar o cache do iPhone? O acúmulo de cache pode prejudicar o desempenho do aparelho telefónico e deixar muitas funções lentas. Dessa forma, uma grande parte dos usuários procura formas de amenizar os danos causados por essa situação. Afinal de contas, sem qualquer tipo de manutenção, o problema só tende a aumentar e o celular acabar ficando mais e mais lento.
Se você faz parte desse grupo, não se preocupe! No artigo de hoje abaixo traremos cinco métodos diferentes sobre como limpar o cache do iPhone para que você tire suas dúvidas e otimize o desempenho do seu celular de uma vez por todas do jeito certo! Segue com a gente que a gente te explica como.
Desinstale e reinstale o aplicativo
Como o iOS possui um sistema de gestão de armazenamento automático, uma das principais formas de como limpar o cache do iPhone é de forma manual já que não existe uma ferramenta voltada para esse fim. Desinstalar um aplicativo e instalá-lo novamente é um jeito eficiente de se livrar do cache e otimizar o funcionamento do seu celular.
Para fazer isso você deverá abrir o aplicativo “ajustes” e procurar pela opção “geral”, em seguida escolhendo “Armazenamento do iPhone” onde uma série de apps serão mostrados. Nessa lista você procurará pelo aplicativo que deseja limpar o cache e clicará nele. Tendo feito isso, você deverá escolher entre “Desinstalar App”, opção que irá apagar o aplicativo sem remover os dados e “Apagar App”, onde todos os dados e arquivos temporários de cache serão apagados do celular.
Depois que todos esses passos forem seguidos, bastará você entrar na Apple Store mais uma vez, pesquisar pelo app que desinstalou e fazer o download novamente. O cache não estará mais presente na memória do celular e seu funcionamento estará consideravelmente mais rápido.
Limpar o cache de apps instalados
Mesmo que não haja uma ferramenta própria do iOS para o gerenciamento manual do cache, alguns aplicativos possuem a função de como limpar o cache do iPhone em suas próprias configurações. Esse é o caso do Tik Tok e do Spotify, por exemplo. Vale a pena checar quais apps possuem essa opção e se livrar do excesso de cache sempre que necessário.
Se o aplicativo em questão oferecer esse recurso, tudo que você precisará fazer será abrir o app, procurar a opção “Limpar Cache”, clicar nela e confirmar a ação. Após isso o espaço ocupado pelos arquivos temporários de cache será liberado e também pode garantir que arquivos que estejam corrompidos sejam eliminados e parem de prejudicar o desempenho do seu iPhone.
Apagar o cache do Safari
O Safari é o navegador do iOS e, como a principal forma de acessar a internet através de seu aparelho celular, ele é um dos principais apps a acumular cache em todo o sistema operacional. Porém, o Safari oferece uma forma simples e rápida de limpar o cache gerado pelo seu uso e é importante sempre estar fazendo isso.
Uma vez dentro do Safari, você irá procurar por “Limpar Histórico e Dados dos Sites” para começar o processo de limpeza. Para que seja eficiente, você também precisará selecionar a opção “Todo o Histórico” antes de finalizar e, no final, deverá clicar em “Limpar Tudo” para que todos os dados sejam deletados do seu celular. Essa é uma forma de como deixar iPhone mais rápido.
Limpar a categoria “outros” no armazenamento
Uma outra forma como limpar o cache do iPhone é manter a categoria “Outros” do armazenamento sempre limpa. É lá onde ficam informações, dados, atualizações pendentes e muitos outros arquivos do sistema operacional que sejam temporários. Se não houver uma limpeza frequente, eles podem acabar pesando demais o celular e comprometendo o desempenho do aparelho.
Para limpá-lo você precisará procurar para ver se há alguma atualização pendente no aparelho e iniciá-la de uma vez ou também procurar por gravações antigas, eliminando-as assim que as encontrar. Todos esses arquivos mais “leves” podem parecer inofensivos separadamente, mas uma vez acumulados podem pesar bastante na memória do celular.
Reiniciar o aparelho
Às vezes tem coisa que só desligar e ligar o aparelho resolve. Quem lida com tecnologia há algum tempo sabe muito bem a verdade por trás dessa frase e ela também pode ser aplicada quando o assunto é como limpar o cache do iPhone. Isso porque essa simples atitude pode ajudar apps a ganhar mais espaço para rodar com maior tranquilidade.
Para reiniciar seu celular você precisará pressionar o botão “Power” com “volume para cima” e esperar que a interface fornecida por ele apareça na sua tela. Após isso, deslize para que a opção de “desligar o aparelho” seja ativada. Quando ligar novamente, o funcionamento estará mais livre do que antes e isso poderá ajudar bastante no desempenho dele. É aconselhável esperar alguns segundos antes de tentar ligá-lo novamente.
Prevenção e cuidados para o futuro
Claro, apenas saber onde limpar cache de app no iPhone não vai resolver todos os problemas de uma vez só. É necessário que algumas medidas sejam tomadas regularmente para evitar que o acúmulo de cache se torne grande demais e medidas mais urgentes precisem ser tomadas.
Todas as formas de como limpar o cache do iPhone precisam ser aplicadas regularmente, principalmente a limpeza do cache dos aplicativos que possuem essa opção. Também é interessante desinstalar permanentemente apps que você não usa por bastante tempo para que eles não fiquem ocupando espaço no armazenamento desnecessariamente.
Monitorar essas coisas no seu iPhone regularmente pode trazer um benefício muito grande para você, uma vez que o desempenho do seu aparelho será maximizado e dificilmente você terá problemas com a velocidade de execução dos apps. Tendo isso em mente, evite deixar o cache acumular e fique de olho nas dicas que foram passadas!
Conclusão
No fim, as formas como limpar o cache do iPhone são de suma importância para manter o seu celular funcionando direitinho. Conseguiu aplicá-las no seu aparelho? Ele teve uma melhora no desempenho? Divida a sua experiência com a gente nos comentários! Aproveite e confira também nosso artigo sobre como recuperar vídeo apagado no Android e iOS!