Como Saber Se Meu WhatsApp Foi Clonado: Guia Completo!

Siga essas dicas para saber se seu WhatsApp foi clonado!

Ataques hacker à nossa privacidade atualmente tem se tornado cada vez mais comuns. Num mundo onde passamos mais tempo conectados em redes sociais do que nunca manter a segurança quando acessamos os nossos perfis na internet é extremamente necessário, principalmente para proteger os nossos dados. Um dos casos de invasão mais comuns que assombram os internautas é a clonagem do WhatsApp.

Nesse golpe, nem mesmo as conversas mais íntimas tidas no aplicativo são segredo para os ciber criminosos, como senhas bancárias, documentos e afins. Então, se você está se perguntando agora “como saber se meu whatsapp foi clonado?” segue com a gente que listaremos sete dicas importantes para identificar se isso está a acontecer com a sua conta ou a de algum conhecido.

Conferir aviso de conta do WhatsApp clonada

Você receberá uma mensagem a respeito do uso de seu número
Você receberá uma mensagem a respeito do uso de seu número

Como não é uma coisa muito comum o mesmo número de telefone ser utilizado em dois celulares diferentes, se alguém logar em outro dispositivo com a sua conta o app irá informá-lo sobre isso. Essa é uma das primeiras coisas a se estar atento sobre as formas de como saber se meu whatsapp foi clonado.

A mensagem recebida irá pedir para que você confirme se você está utilizando o dispositivo correto e caso você responda de forma afirmativa, o outro dispositivo será deslogado e você voltará a ter controle das suas conversas. Mas aí vale verificar como exatamente tiveram acesso a sua conta. Isso pode ter ocorrido através do recebimento de algum código de seis dígitos não solicitado ou se você foi vítima de um procedimento conhecido como “SIM swap”. Esteja sempre alerta contra esse tipo de golpe!

O SIM swap é um procedimento utilizado por golpistas onde eles ligam para a operadora se passando por você, já em posse de seus dados e alegam estar com o chip danificado, solicitando assim que um novo chip com o mesmo número seja cedido a eles. Às vezes as operadoras caem nesse tipo de golpe e você pode acabar tendo o seu número clonado.

Verifique o uso do WhatsApp Web

Verifique os dispositivos logados em sua conta
Verifique os dispositivos logados em sua conta

Outra forma de responder à pergunta “como saber se meu Whatsapp foi clonado?” é verificar com determinada frequência os dispositivos conectados a sua conta no aplicativo. Há uma opção no app que mostrará para você quais dispositivos estão logados na sua conta e, se você não reconhecer algum deles, poderá desconectá-lo na hora.

Seja na versão web ou mobile, você irá abrir a aba de configurações do WhatsApp e então deverá procurar pela opção “Aparelhos Conectados”. Depois disso basta analisar atentamente os aparelhos que estão com sessões ativas e remover aqueles que não forem seus, caso eventualmente haja algum e assim você poderá descobrir se seu whatsapp foi clonado.

Verificando seus arquivos de mídias

Verificar os arquivos de mídia é uma boa saída
Verificar os arquivos de mídia é uma boa saída

Quando estamos utilizando o WhatsApp é comum que áudios, fotos e vídeos enviados fiquem salvos nos arquivos de backup do aparelho devido à criptografia de ponta a ponta do app. Ao procurar por sua galeria você pode encontrar esses arquivos ou então procurando pelas pastas do aplicativo no gerenciador de aplicativo do aparelho.

Se por um acaso você encontrar alguma foto, algum vídeo ou algum áudio que não foi enviado ou recebido por você isso pode ser um sinal de que há um terceiro tendo acesso a sua conta no WhatsApp. Nesse caso você deverá procurar pelas formas de deslogar o dispositivo desconhecido após encontrá-lo e essa é mais uma das formas de como saber se meu whatsapp foi clonado.

Recebimento ou envio de mensagens estranhas

Mensagens suspeitas podem ser um sinal
Mensagens suspeitas podem ser um sinal

Mais uma forma de como saber se meu Whatsapp foi clonado é prestar atenção nas mensagens enviadas e recebidas. Se mensagens estranhas estão aparecendo que não foram enviadas por você, mensagens estão sumindo aleatoriamente ou aparecem como visualizadas sem que você as tenha aberto, isso pode ser um indício de que tem mais alguém usando a sua conta.

Esse usuário provavelmente está usando o seu número em algum outro aparelho, tendo acesso às suas conversas e aos seus dados. Mais uma vez é indicado chegar nas configurações do app se há algum dispositivo estranho conectado a sua conta e deslogá-lo o mais rápido possível.

Aplicativos suspeitos

Aplicativos estranhos podem denunciar uma movimentação diferente em seu celular
Aplicativos estranhos podem denunciar uma movimentação diferente em seu celular

Ficar de olho sempre se existem aplicativos suspeitos instalados no seu celular também pode ser uma forma de como descobrir se meu Whatsapp foi clonado. Isso porque alguns criminosos da internet podem forjar promoções em que você precisa clicar em links suspeitos e, com isso, instalar coisas no seu celular sem que você veja.

Uma dessas coisas podem ser aplicativos que prometem “turbinar” o uso do Whatsapp, mas, na verdade estão é roubando os seus dados ou invadindo as suas conversas. Não clique em links suspeitos e, se for instalar o WhatsApp em seu aparelho, o faça através de fontes oficiais. Se vir algum aplicativo suspeito, o desinstale automaticamente.

Ativar verificação de duas etapas

Ative a verificação de duas etapas!
Ative a verificação de duas etapas!

Ativar a verificação de duas etapas pode ser crucial para evitar que os seus dados caiam nas mãos de criminosos da internet. Isso porque se tentarem logar a sua conta em outro dispositivo você receberá um pedido de confirmação para ter a certeza de que o que está a acontecer no outro dispositivo é obra sua mesmo ou de outra pessoa.

Isso pode também servir de ajuda a como saber se meu Whatsapp foi clonado já que se você receber esse pedido de confirmação pode ser um sinal de que alguém esteja pelo menos tentando clonar sua conta no app. Se você suspeitar disso, verifique os dispositivos conectados a sua conta.

Não compartilhar número de confirmação do seu whatsapp

Não compartilhe seu código de seis dígitos com ninguém!
Não compartilhe seu código de seis dígitos com ninguém!

Quando você loga sua conta do Whatsapp num novo dispositivo o app manda um código via SMS para que você valide essa ação e confirme que é você mesmo. Alguns golpistas podem usar o seu número para tentar entrar na sua conta e pedir para que você repasse esse código para eles de alguma forma para que assim possam clonar seu celular.

Caso você receba um código de verificação não solicitado no seu celular, isso significa que alguém está tentando-te clonar e pode servir de prova para como saber se meu Whatsapp foi clonado. Jamais passe esse código para terceiros e evite cair em golpes futuros.

Conclusão

Se por um acaso você suspeitar que seu app foi clonado e não conseguir resolver da forma que ensinamos, sempre há também como recuperar Whatsapp clonado. Separamos abaixo um vídeo que pode te ajudar nessa tarefa e sugerimos que o assista com bastante atenção! Não deixe também de nos contar na aba dos comentários se esse artigo sobre “Como saber se meu Whatsapp foi clonado?” te ajudou de alguma forma e também aproveite para conferir nosso artigo sobre os sete melhores aplicativos para assistir aos jogos da copa!

YouTube vídeo
Nick Narukame
Formado em Letras pela Universidade Federal Fluminense, há mais de uma década me dedico à produção de conteúdo sobre a cultura geek. Minha paixão por cinema, jogos, aplicativos e chocolate tem sido o combustível para minha escrita, que encontra espaço em veículos como o Curioso Geek, entre outros.

Deixe um comentário